9 de setembro de 2015

Adubar com Cascas de Ovo

Olá, tudo bem?


Este é para compartilhar com você uma das formas como eu preparo adubo a partir das cascas de ovo.



É popularmente conhecido que a casca de ovo é um adubo poderoso para hortas e jardins, rico em cálcio… E o cálcio é um elemento fundamental na formação da parede celular dos vegetais, ou seja, está ligado ao desenvolvimento estrutural das plantas, folhas, caule e raiz.



Mas precisamos ter em mente que o adubo é parte da alimentação da planta. E as plantas não comem humus, ou grânulos de NPK ou cascas de ovo nem borra de café. As plantas se alimentam dos componentes minerais presentes nessas composições... Então, se o mineral não estiver “diluido”, bastante em contato com a terra, ele não será absorvido.



E foi depois de ver muitas vezes as cascas depositadas quase inteiras sobre a terra, sem chances de deterioração a curto prazo, que eu resolvi registrar o passo a passo de como eu mesma faço com as minhas plantas, para compartilhar com você:


1o passo: guardar as cascas
Ao invés de descartar as cascas de ovo, você pode lavá-las, deixar secar e guardar, até que se juntem em uma quantidade razoável. Deixe secar à sombra, para que não perca a pequena quantidade de nitrogênio que elas possuem. E guarde bem lavadas e secas, para evitar mau cheiro.





2o passo: Triturar no liquidificador
As cascas devem estar secas, em boa quantidade (meia dúzia de ovos, no mínimo).





A atenção que se deve dar aqui é que o liquidificador deve estar bem fechado, caso contrário você terá uma nuvem de cálcio ao redor de você, fazendo uma grande bagunça no ambiente.





Bata bastante, até virar pó. Mas aguarde até que a poeira se assente dentro do liquidificador antes de abrí-lo pelo mesmo motivo anterior: para você não ser pega/o em uma nuvem de cálcio.





Uma vez em pó, você pode misturar na terra, espalhar sobre seus vasos - utilize uma colher de café para vasos pequenos e duas ou três para vasos médios e grandes, respectivamente, a cada 30 ou 40 dias - ou inserir em sua composteira caseira, que é como eu faço.





Você vai perceber que muito do pó de casca fica grudado na jarra. Você pode passar uma água e regar as plantas com esse cálcio, antes de lavar a jarra e encerrar o processo.





As cascas de ovo moídas também são um bom auxiliar para alcalinizar solos que estão levemente ácidos. Mas caso você esteja lidando com plantas de solos ácidos, (azaléias, prímulas e gardênias, por exemplo) elas podem não gostar muito, portanto nesses casos deve-se usar quantidades reduzidas de cálcio.


Como em toda jardinagem, comece com quantidades pequenas de adubo e vá observando a reação das plantas, até encontrar a quantidade e periodicidade ideais.

Muita saúde para suas plantas e para você!

Um abraço de Luz,

Leticia Momesso


Nosso Curso de Horta em Pequenos Espaços: http://bit.ly/edukhorta




Nenhum comentário:

Postar um comentário